segunda-feira, 16 de junho de 2008

Gorilas






Os gorilas são mamíferos primatas pertencentes ao género Gorilla, endémicos das florestas tropicais do centro da África. Os machos medem entre 1,65 e 2 metros de altura, e pesam entre 180 e 250 kg e as fêmeas a metade dos machos, sendo considerado o maior dos primatas. É capaz de levantar até 2 toneladas com os dois membros anteriores. Está ameaçado devido à destruição do seu habitat e à caça furtiva.

Classificação

A publicação mais recente (Primate Taxonomy, Colin Groves 2001 ISBN 1-56098-872-X) lista duas espécies reconhecidas, cada qual com duas subespécies:

Gorila
Gorila

Ligações externas

Os gorilas são habitantes da África Central, ocupando dois locais específicos: Planícies e montanhas.

São os maiores Primatas atuais, chegando a altura de dois metros quando ficam em pé. Pesam em torno de 70-140kg (fêmeas) e 135-275kg (machos).
A gestação de um bebe dura nove meses, o mesmo que a de um ser humano.
Os gorilas estão dividos em duas raças: O gorila das montanhas e o prateado das planícies. As diferenças entre um e outro não são como as entre chimpanzés e bonobos, são apenas na localização geográfica e na cor dos pêlos.


Comportamento:

Os gorilas vivem em grupos de 05 a 40 indivíduos.
Quando o grupo é pequeno existe apenas a liderança de um macho rodeado apenas de fêmeas, mais quando é grande o número de indivíduos vários machos dominam. E o mais engraçado é que, ao contrário do homem e do chimpanzé, machos dominantes não se matam pelo poder, ao contrário, eles dividem a liderança. Entretanto, nem tudo é “perfeito”, os machos dominantes quando chega a época do cio das fêmeas entram em um período de lutas, mas raramente esses confrontos resultam em morte.

O gorila é um animal muito social, em um grupo de 40 indivíduos, por exemplo, todos os elementos se relacionam. E raramente o grupo racha como no caso dos chimpanzés e dos homens (só que em escala de países).

Os grupos de gorilas são um exemplo de coesão. Coesão que se deve muito a hierarquia rígida e a obediência ao líder. Pesquisadores constataram que, dentre os grupos de grandes primatas, os grupos de gorilas são os mais fieis a seu líder: Por mais que seja idiota a decisão do macho dominante o resto do grupo não contesta.
Durante o dia todo os gorilas perambulam atrás de comida e à noite fazem camas com galhos e folhas no alto de árvores. A localização geográfica, na maioria dos casos, condiz com a hierarquia social do grupo: No centro os machos dominantes rodeados de fêmeas com ou sem filhote e nas periferias do “círculo social” encontram-se os machos jovens.
O relacionamento entre machos e fêmeas é cortez: um macho chega a construir as camas para a fêmea que está grávida.
O relacionamento entre as fêmeas de gorilas não foge a regra dos grandes primatas. Elas confiam umas nas outras.
Suspeita-se também que eles possuem uma pseudolíngua, são cerca de 22 tipos de sons (só para comparação o chimpanzé possui um “vocabulário” de aproximadamente 100 tipos de sons e o homem de 80 mil palavras em geral).


Inteligência:

Apesar de apresentarem um alto grau de inteligência, em experiências que medem a capacidade de resolver problemas, os gorilas perdem feio para os chimpanzés e ficam um pouco atrás dos orangotangos. Mesmo assim cabe-lhe o título de a quarta espécie mais inteligente da Terra, perdendo apenas para o Homem, Chimpanzé e Orangotango.
Entretanto, fora dos laboratórios, na floresta o Gorila apresenta um fabuloso conhecimento sobre plantas. Assim como os índios os Gorilas procuram plantas específica para cada problema, seja dores de cabeça ou dor de barriga. Parece até piada, porém os pesquisadores já comprovaram através de experimentos.
Outro fator que demonstra inteligência é a construção de uma cama no alto de árvores ao anoitecer. Pesquisadores, ao analisarem essas camas concluíram que se trata de um certo tipo de invenção e que em diferentes grupos a tecnologia empregada na construção não é igual. Certa vez um pesquisador analisando um grupo de 18 indivíduos constatou que as camas que eles faziam possuíam uma espécie de teto contra a chuva.
O fato das camas serem diferentes em cada grupo, apontam a existência de cultura na espécie.
Alguns cientistas criam gorilas com o fim de desenvolver ao máximo a capacidade mental deste símio, poucos foram os animais que desenvolveram tais capacidades. Isso por que o gorila se torna depressivo quando preso em cativeiro. Um dos poucos animais a desenvolver a capacidade mental foi a gorila Koko que utiliza um teclado especial para se comunicar com os humanos. É claro que não se pode exigir muito do animal (Vocês não esperam que a Gorila esteja na faculdade?). A mentalidade demonstrada é a de uma criança de seis anos.


Predação humana:

Quantos celulares valem um gorila?
Os gorilas das planícies orientais do Congo estão sendo literalmente dizimados. Normalmente são mortos para servi de alimento para mineradores que buscam o mineral coltan que é a matéria prima dos capacitores de celulares.
Também outros motivos fúteis estão matando os gorilas das planícies, um deles é o uso da mão do primata para fazer cinzeiros (muito apreciados na África).
Já os gorilas das montanhas, além de enfrentar os caçadores, enfrentam a diminuição de habitat. As montanhas são muito férteis e vários oligárquicas do congo estendem suas terras para essa região.
Poucas pessoas lutaram pela sobrevivência dos gorilas como a pesquisadora, Dian Fossey. Ela enfrentou caçadores, o governo... Mas sua luta não teve muitos resultados, muitos dos símios que ela estudou foram assassinados, inclusive o seu gorila predileto, Diget.
Dian Fossey acabou assassinada, provavelmente por caçadores de gorilas, a golpes de facão. Seu corpo foi encontrado todo retalhado e o crime até hoje não foi desvendado.
Os cientistas estipulam que existam cerca de 50.000 gorilas em todo mundo e se o mesmo ritmo de predação continuar esses animais serão extintos em 18 anos.