domingo, 15 de junho de 2008
Damalisco-dorcas/ Bonteboque
Nome Científico: Damaliscus pygargus dorcas Ordem: ARTIODACTYLA
Família: Bovidae
Distribuição e Habitat :
Vivem em pastagens arborizadas, na África do Sul
Identificação:
Têm a pelagem castanho-escura a negra, excepto na parte frontal da cabeça, no ventre, na parte inferior das patas e na região perianal, que apresentam cor branca. Os cornos têm uma curvatura levemente côncava na região distal e medem cerca de 50 cm de comprimento. Hábitos:
Estão mais activos de manhã e ao final da tarde. São animais gregários. Os machos adultos formam pequenos haréns com sete a oito fêmeas adultas e respectivas crias. Estes machos são territoriais e marcam o território com urina, excrementos (nos quais se esfregam), marcas no solo e secreções das glândulas pré-orbitais. Os machos jovens vivem em grupos de solteiros.
Dieta:
Alimentam-se de gramíneas. Bebem diariamente Reprodução:
No ritual de acasalamento, os machos ajoelham-se diante das fêmeas e simulam pequenas cornadas. O período de gestação é de sete meses e meio. Nasce uma cria, que é amamentada até aos quatro meses de idade. Atingem a maturidade sexual com dois a três anos de idade, mas os machos jovens só começam a reproduzir-se depois de conseguirem enfrentar com sucesso os machos dominantes.
Estatuto de conservação e principais ameaças:
É uma espécie vulnerável (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza). Foi quase totalmente exterminada pela caça e a destruição do habitat (expansão de zonas agrícolas). Está a recuperar graças à sua reprodução em reservas e quintas, na África do Sul.