domingo, 15 de junho de 2008

UREBI



NOME COMUM: Urebi
NOME EM INGLÊS: oribi
NOME CIENTÍFICO:
Ourebia ourebi
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Artiodactyla
FAMÍLIA: Bovidae
CARACTERÍSTICAS: Comprimento: 1,10 m
Altura no garrote: 60 cm

Período de vida: 10 a 15 anos

Os urebis são particularmente apegados ao seu território. Eles vivem geralmente aos pares, e o macho delimita um território de mais ou menos 2Km² esfregando sobre as plantas o líquido odorífico segregado pelas glândulas que tem debaixo dos olhos. Quando é obrigado a fugir, o casal descreve um largo círculo e volta para "casa". Sabendo disso, os caçadores não tem mais que ficar à espera dos fugitivos.

Este pequeno antílope ruivo de ventre branco é encontrado em todas as savanas da África. Ativo principalmente de manhã e à tarde, passa o resto do dia descansando entre o arbusto e o capim alto. Ele tem muitos inimigos a temer, pois seu pequeno porte torna-o presa fácil de todos os pequenos carnívoros e grandes serpentes.

O acasalamento é precedido de uma cerimônia especial: o macho ergue a pata dianteira e acaricia a pata traseira da fêmea. Depois, passando a cabeça entre as patas traseiras da fêmea, ergue-a do chão enquanto ela continua a andar com as patas traseiras dianteiras. O filhote, sempre único, nasce de sete meses.